O diretor

Pascal Schonard é advogado, tendo concluído licenciaturas em França e na Alemanha. Concluiu estudos de pós-graduação na École nationale d'administration (ENA), em França.

Pascal Schonard foi nomeado diretor da Autoridade para os Partidos Políticos Europeus e as Fundações Políticas Europeias a partir de 1 de setembro de 2021, por decisão do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão (JO L 277 de 2.8.2021, p. 145). Anteriormente trabalhou num escritório de advogados, como procurador do Ministério Público, como funcionário público nas Direções-Gerais dos Assuntos Internos e da Justiça da Comissão Europeia, no gabinete do Secretário-Geral e no Serviço Jurídico do Parlamento Europeu.


«A Autoridade aplica procedimentos de registo e verificação relativamente aos partidos políticos europeus e às fundações políticas europeias. Verifica se os partidos políticos europeus e as fundações políticas europeias cumprem o regulamento aplicável da UE e, se necessário, decide quais as sanções a aplicar em conformidade com os direitos processuais.

A Autoridade contribui para a sensibilização política a nível europeu, assegurando a visibilidade da documentação que é obrigada a publicar.

A Autoridade faz parte de uma cadeia de autoridades administrativas competentes e desempenha as suas funções em cooperação com outras instituições e autoridades nacionais, nomeadamente para proteger a integridade das eleições europeias contra a utilização abusiva e as violações de dados.

A equipa motivada da Autoridade realiza essa missão de forma independente, eficiente e respeitando o pluralismo político. Deste modo, reforça a democracia europeia, protege os contribuintes e apoia a missão do Parlamento Europeu.

Convido-o a descobrir o que fazemos nas páginas que se seguem.»

Pascal SCHONARD